Qual calibre de cordas usar na guitarra? 008, 009, 010, 011,…

By Alex Martinho | Guitarra

abr 13

Uma das dúvidas mais comuns entre guitarristas, principalmente os mais iniciantes, é sobre qual o calibre ideal de cordas para colocar em suas guitarras.

Como ocorre com muitos assuntos relativos aos universo musical, a resposta é: DEPENDE.

Vou trazer abaixo uma análise resumida baseada nos meus mais de 25 anos como guitarrista profissional e professor de guitarra. Vamos nessa!

Quais as diferenças práticas entre os diversos calibres de cordas? (008,009,010,011,012,etc)

É bem simples essa explicação.

Quanto mais fina a corda, mais “macia” e fácil de tocar no que se refere, principalmente, à técnica de “bending” (puxar a corda da guitarra para cima ou para baixo para se alcançar uma nota mais a frente).

Por outro lado, cordas mais finas tem um timbre mais “magro” e com menos volume e pressão sonora. Além disso, normalmente arrebentam com mais facilidade.

Quanto mais grossa a corda, mais “corpo” tem o som.

Por outro lado, cordas muito grossas podem dificultar ou até inviabilizar certas técnicas como o já citado “bending”.

Qual calibre é o melhor?

O calibre mais alto que te permita executar todas as técnicas que pretende utilizar!

Resumindo: é uma questão de se encontrar o equilíbrio entre tocabilidade e timbre.

Se você está começando e a mão ainda não tem muita força, não há problema algum em usar o calibre mais fino disponível no mercado, que é o 008. Inclusive eu recomendo dessa forma na maioria dos casos.

Se você conseguir já começar com o calibre 009 sem grandes dificuldades técnicas, ótimo!

Eu não aconselharia a ninguém iniciar “do zero” com um encordoamento 010 – certamente vai dificultar bastante sem necessidade, em um começo no instrumento que normalmente já tem vários desafios.

Tem muita gente que nunca chega a usar 010, mesmo depois de muitos anos como guitarrista, e não há problema algum nisso!

Cordas de calibre acima de 010 são mais usadas por guitarristas de blues e jazz, por esses normalmente utilizarem menos efeitos e mais o som limpo da guitarra.

Quanto menos efeitos e distorção, mais evidente fica a diferença de timbre entre os diferentes calibres de cordas.

Por utilizarem muito pouco (ou nunca) os “bendings”, guitarristas de jazz mais puristas e tradicionais usam normalmente calibres sempre acima de 010, chegando em alguns casos até o 013.

Todas as guitarras respondem igual a um mesmo calibre de cordas?

Não! Cada guitarra vai responder de um jeito.

Duas guitarras diferentes, dependendo de vários fatores técnicos como tamanho da escala, tamanho do braço e tipo de ponte, podem ficar mais ou menos macias e confortáveis de tocar com um mesmo calibre de encordoamento.

Normalmente guitarras com ponte fixa vão ficar mais macias com um encordoamento de calibre mais grosso, comparativamente à uma guitarra com ponte flutuante.

É totalmente normal você ter uma guitarra com 010 e outra de um modelo diferente com 009 e ambas ficarem com a mesma sensação de tocabilidade.

Qual encordoamento eu (Alex Martinho) uso?

Comecei com 008 e depois de um ano passei para 009.

Já usei (na época que estudei no GIT, entre 1991 e 1992) a medida “0085” (ou “oito e meio”, que nunca encontrei disponível aqui no Brasil mas é comum nos EUA).

Hoje eu uso, dependendo da guitarra, encordoamento 0095 (“nove e meio”) ou encordoamento 010, sempre da marca NIG.

Conclusão

Se você está iniciando use calibres mais finos, principalmente se deseja tocar em estilos com muitos bendings como o blues e o rock.

Quanto mais distorção você usar, menos vai perceber a diferença de timbre entre cordas mais finas ou mais grossas. De toda forma, use a corda mais grossa que ainda te permita tocar as suas técnicas sem “se matar” de esforço.

Se você toca com som mais limpo, principalmente em estilos relacionados ao Jazz, é altamente desejável utilizar encordoamentos de calibre grosso, no mínimo 010.

Teste, experimente bastante e descubra você mesmo o seu encordoamento ideal! É totalmente pessoal, cada um vai ter o seu resultado.

Se descobrir que um encordoamento 008 é o melhor para você, é isso ai, use sem vergonha. Não ligue para opiniões externas.

Um ótimo som sempre e até a próxima!

 

 

Sobre o autor

Alex se formou com “honors” (méritos) pelo renomado Musicians Institute da California (EUA) em 1992. Já teve milhares de alunos ao longo de mais de 25 anos ensinando música, e em 2008 fundou sua própria escola, a Música Moderna, hoje uma das mais importantes do RJ. É um dos músicos mais conceituados do Brasil, com uma carreira de sucesso que inclui 5 CDs e 3 DVDs lançados, inúmeras colaborações em revistas especializadas (incluindo matérias e fotos de capa), já acompanhou artistas por todo o país e tem apoio de grandes marcas de equipamentos como Tagima, NIG, Santo Angelo, Albion e Sergio Rosar. É autor de "Teoria e Harmonia em 11 Aulas", um curso online completo para alunos de todos os instrumentos do nível iniciante ao intermediário.

Receba material didático de Alex gratuitamente!